top of page

Entenda o que cada movimento do rabo do gato quer dizer


Bichanos são fofíssimos da cabeça aos pés, é só olhar para um belo felino que fica difícil escolher nossa parte do corpo favorita. Mas devemos concordar que o rabo do gato tem um charme especial e que diz muita coisa sobre suas emoções!


Porém, você sabia que, além de linda, a cauda é uma importante parte da anatomia dos felinos? Além disso, é possível entender o humor de seu amigo pela postura corporal.


Conhecer o comportamento e personalidade do gato é uma excelente forma de prezar por sua qualidade de vida e melhorar a comunicação entre tutor e pet.


Continue lendo e aprenda a interpretar melhor seu amigo de quatro patas!


A importância do rabo de gato


Muita gente não sabe, mas o fofo rabo do gato é, na verdade, uma parte da coluna vertebral do bichano. A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que o rabo é constituído de partes chamadas vértebras caudais.


Essas vértebras constituem uma parte importante da anatomia, com funções no corpo dos gatinhos. Na verdade, um problema no rabo pode gerar algumas complicações na saúde, como mau funcionamento intestinal e dificuldade de locomoção.


Cuidado, não toque!


O rabo é uma parte sensível do corpo, por isso, por mais que seja muito fofo, especialistas recomendam nunca pegar o gato pela cauda. “Essa ação pode causar traumas, como luxações e fraturas.”, explica a Dra. Cássia.


Lembre-se que, nesse caso, é um trauma direto sobre parte da coluna vertebral, o que é muito doloroso para o pet! Além de gerar complicações de saúde, a Dra. Cássia afirma que nenhum bichano gosta de ter sua cauda tocada. “É extremamente desconfortável para eles”, reforça.


Conhecendo as emoções pelo rabo de gato


O que será que nosso amigo peludo quer dizer quando mexe o rabo devagar, ou por exemplo, o deixa em pé? Por sorte, é possível aprender a interpretar seu filho de quatro patas!


Abaixo, separamos algumas dicas e curiosidades de gatos para você entender melhor esses movimentos.


Rabo ereto e pelos macios


Quando a cauda está para cima, mas os pelos estão tranquilos e macios, é sinal de bom humor do gato. É uma posição regular, principalmente quando o bichano observa seu tutor chegar e quando vai comer ração.


Se você perceber a pontinha da cauda virada para a frente de algo ou alguém, seu bichano está indicando a origem da excitação.


Rabo ereto e pelos eriçados


Agora, se você observar uma cauda ereta e eriçada, há algo preocupando o bichano. Geralmente, esse é um sinal de que seu amigo está assustado e pode tentar se defender de uma possível ameaça.


Normalmente, hábitos de gato como esse acontecem quando um bichano é apresentado a outro pet ou quando é ameaçado por um cão.


Rabo relaxado


Se o rabo do gato está relaxado, é sinal de que o pet está tranquilo. Isso ocorre enquanto ele caminha pela casa ou está descansando.


Rabo arqueado, em curva


Quando o rabo do bichano fica nessa posição, ele está apreensivo ou nervoso e o melhor a fazer é não incomodá-lo. É uma posição comum em momentos que o pet se sente inseguro, por exemplo, como quando há muitas pessoas estranhas na casa.


Rabo relaxado, com movimentos longos


Em geral, o bichano pode ficar com sua cauda balançando em movimentos longos se está sentado ou deitado observando a casa. Esse comportamento de gatos indica que eles estão curiosos e atentos, porém tranquilos. Não há problemas em se aproximar do fofinho com o rabo nessa posição.


Rabo relaxado, com movimentos curtos e rápidos


Sinal de que está ansioso e excitado. Normalmente acontece quando apresentamos um brinquedo ou começamos um jogo com o bichano.


Se o felino estiver com o rabo balançando rapidamente, você pode se aproximar. Contudo, prepare-se para levar alguns arranhões e mordidas, mesmo que de brincadeira.


Rabo para baixo


Se a cauda estiver para baixo e inerte, é sinal de que há algo errado. A Dra. Cássia reforça que essa posição é incomum para os bichanos. Nesse caso, o indicado é buscar um veterinário. Só ele poderá fazer uma análise completa e verídica para detectar a origem do problema, além de receitar um diagnóstico preciso.


Outras partes do corpo que indicam o humor do felino


O rabo é um ótimo indicativo do humor do gato. Porém, para entender seu pet de forma mais completa, é indicado observar também alguns outros sinais. Especialistas indicam ficar de olho em três pontos-chave:


Orelhas


As orelhas também são parte importante da comunicação dos gatos. Por exemplo, se estiverem tortas, indicam curiosidade. Já orelhas relaxadas e para os lados significam felicidade.


Respiração


Esse é um sinal importante para a comunicação dos gatos: a respiração. O ronronar é um excelente indício de que seu amigo está feliz e confortável, ao contrário de uma respiração ofegante, que indica nervosismo e estresse.


Além das dicas acima, a Dra. Cássia lembra que o tutor tem a própria comunicação com o seu pet. Assim, para falar “gatês” fluentemente, o ideal é passar mais tempo na companhia do peludo!




Gostou de saber tudo sobre o rabo do gato? Continue acompanhando o blog da Fábrica Pet para mais dicas, informações e curiosidades dos felinos. Confira!

bottom of page