top of page

Caminha para Pet


Como escolher o melhor modelo?


Quando o assunto é o bem-estar dos pets, existem itens que são considerados indispensáveis à qualidade de vida dos animais de estimação. Caso você seja o tutor de um cãozinho, é importante considerar a compra da caminha mais adequada para que o seu amigo de quatro patas descanse no dia a dia. Ao investir em uma cama para cachorro, deve-se levar em consideração alguns fatores, como o tamanho, o formato, o modelo e o material do objeto, a reação do pet ao clima e até a idade do animal.


Seja a caminha no estilo almofadão ou colchão, ninho ou com alças laterais, iglu ou cabaninha, impermeável ou não, o ideal é que você escolha o modelo mais apropriado para o seu cãozinho. No mercado, as opções variam de acordo com as necessidades do pet, e é por isso que é fundamental entender para que servem cada uma delas.



Como escolher a melhor caminha para cachorro?


Alguns cãezinhos podem relutar em usar a caminha no dia a dia, preferindo a cama do tutor ou o sofá da sala de estar. Por isso, é importante escolher um produto que, além de confortável, o animal goste e, principalmente, se adapte, a fim de que ele usufrua de seu próprio espaço. Afinal, tanto os cachorros pequenos quanto os grandes, precisam de um lugar para relaxar a musculatura.


Para garantir o conforto e a saúde do pet, é necessário observar algumas características do produto e necessidades do cachorro. É imprescindível, também, que as camas sejam feitas com componentes atóxicos e hipoalergênicos. Afinal, os cães podem rasgar o tecido e ingerir o revestimento. A seguir, selecionamos o que você deve levar em conta na hora de comprar uma caminha para o seu melhor amigo. Confira!



Tamanho e formato


O primeiro ponto a ser considerado é o tamanho, tanto do cachorro quanto da caminha. Para que o cão se sinta o mais confortável possível, é fundamental que a cama seja espaçosa o suficiente para ele deitar e se movimentar. Uma dica é sempre comprar o produto um pouco maior que o animal.


Vale ressaltar que uma cama para cachorro grande pode ter, aproximadamente, 65 a 100 centímetros de largura. Já uma caminha para cachorro pequeno tem por volta de 35 a 70 centímetros. Ou seja, a escolha da melhor caminha depende de como o cão gosta de dormir.


Sejam em formatos circulares, ovais, retangulares ou quadradas, as camas devem ser escolhidas pelos hábitos dos pets. Modelos redondos e quadrados acomodam melhor cachorros que dormem encolhidos. Já as camas nos formatos retangulares ou ovais são as favoritas dos bichinhos que preferem dormir esticados.


Portanto, a caminha deve ser comprada de acordo com o comprimento, a altura e a posição em que o cachorro costuma dormir. Além disso, é importante levar em consideração o espaço disponível no local onde ela será colocada. Mesmo em casas pequenas, não é difícil encontrar um local em uma área comum ou em um quarto de algum membro da família para isso.


• Confira todos os nossos modelos, tamanhos e formatos aqui.



Modelo e material


Em segundo lugar, é necessário pensar no modelo e no material da caminha. Além das camas almofadão ou colchão, ninho ou com alças laterais, iglu ou cabaninha, divã ou sofá, existem as camas ortopédicas, que são recomendadas para cachorros de idade avançada ou com problemas de locomoção.


As camas do estilo almofadão ou colchão são mais aconselhadas para cães de porte grande. Camas elevadas, por exemplo, devem ser evitadas para filhotes, cachorros pequenos ou de idade avançada, pois podem causar quedas e até mesmo acidentes. Se o pet tiver menos de um ano, o ideal é escolher um modelo mais simples, sem detalhes, a fim de que ele se acostume rápido.


O tipo de material da caminha é um fator que determinará o nível de conforto, durabilidade e limpeza do produto. Com ou sem acolchoamento, de algodão, nylon ou poliéster, é imprescindível que a cama seja macia. Se o modelo escolhido não for confortável o suficiente, você pode adicionar uma almofada, um colchonete ou um cobertor.


Além disso, certos materiais podem ser mais adequados para alguns animais do que para outros. Modelos em tecidos que retêm menos calor são ideais para cachorros mais peludos, que não costumam sentir tanto frio. Em contrapartida, modelos em tecidos mais quentes são recomendados para pets que necessitam se aquecer durante o sono.



Reação ao clima


Como mencionado, um detalhe essencial a se observar é como o cachorro reage ao clima da região. É importante considerar a temperatura do local e a pelagem do pet para entender se o cão costuma sentir frio ou calor. Para as estações geladas, as camas mais indicadas são as de pelúcia ou as mais fechadas, como, por exemplo, as casinhas.


Em locais mais quentes, as melhores opções são as caminhas mais abertas, produzidas com materiais leves e finos. Um ponto positivo das camas para cachorro, inclusive, é que elas servem de isolante térmico. Esses produtos produtos podem proteger os pets tanto do frio do piso no inverno quanto do calor do solo no verão.


• A Fábrica Pet pensou muito nisso e desenvolveu um modelo para ser utilizado em todas as estações! O nosso modelo Iglu é ideal para que seu pet fique confortável no calor e também quentinho no frio. 😄



Idade do pet


A medida que os cachorros envelhecem, torna-se ainda mais indispensável o uso de uma caminha que atenda às necessidades do pet. Cães idosos devem utilizar camas maiores e mais acolchoadas, já que passam grande parte do dia deitados.


Além disso, as caminhas desses cachorros precisam ser baixas, pois o ato de subir e descer de locais altos costuma acarretar problemas em suas estruturas ósseas e articulares. Filhotes, por sua vez, sentem-se mais protegidos em camas que se ajustam ao seu tamanho.



Limpeza e higiene


Após a compra da caminha ideal para o seu cachorro, é importante entender como cuidar da higiene do produto. Patas sujas, pelo molhado, urina indesejado e até mesmo uma proliferação de pulgas, carrapatos e bactérias podem trazer problemas para a saúde do animal. Por isso, o ideal é que a cama seja fácil e prática de limpar no dia a dia.


A caminha do pet é o local onde ficará acumulado a maior parte da sujeira e dos odores. Camas com tecido impermeável, por exemplo, exalam menos odor, mas podem irritar a pele de alguns cachorros. Ao lavá-la, é necessário lembrar que cães mais sensíveis podem estranhar cheiros muito fortes – ou até ter reações alérgicas ao produto utilizado. Nesse caso, optar por produtos neutros e com aroma suave é uma ótima alternativa.


É interessante, ainda, verificar se a cama é lavável antes de adquiri-la. Alguns modelos podem ser lavados por completo, enquanto, em outros, deve-se lavar apenas o forro. Existem caminhas, inclusive, que não podem ser lavadas na máquina, somente manualmente. O importante é escolher um produto que se adeque, também, ao seu dia a dia.



Tipos de caminhas para cachorro


Cama Almofadão ou colchão



É o modelo mais simples e barato de caminha para cachorro, podendo ser encontrado em diversos formatos e materiais. Por ser mais largo e não ter bordas altas, o almofadão ou colchão contempla tanto os cachorros pequenos como os grandes. No entanto, esse produto é a opção ideal para os cães de grande porte, já que camas para esses bichinhos são mais difíceis de se encontrar. Esse tipo de caminha apresenta ótimos preços em relação aos outros.



Cama Quadrada ou com laterais altas



Esse modelo de caminha é o mais popular no mercado. A cama quadrada apresenta laterais altas e é indicada, principalmente, para cachorros de pequeno e médio porte. Esse tipo de produto pode ser considerado um dos mais aconchegantes para os pets. Os cães se sentem protegidos por essa caminha, que os permitem apoiar a cabeça. Ela não é recomendada, entretanto, para épocas de calor ou locais de clima mais quente.






Cama Iglu ou Cabana



Como o nome sugere, esse modelo de caminha é mais fechado. A cama Iglu é ideal para cachorros que moram em regiões mais frias, já que concentra calor em sua parte interna. Para que o pet não se sinta desconfortável, é bom evitar o uso desse produto em dias mais quentes. Esse tipo de caminha é encontrado quase que exclusivamente para cães de pequeno porte.


bottom of page